Remanso terá estação de tratamento de água
21/01/2017 - 13h53 em Novidades

A comunidade do Remanso terá o privilégio de ser a primeira localidade da zona rural do município de Itacarambi a receber água tratada para o consumo humano, através de uma Estação de Tratamento de Água (ETA). Esta é uma aquisição da prefeitura de Itacarambi com intermédio do secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Gilmar Alves de Barros.

“Esta conquista”, como define o secretário, aconteceu depois de uma visita da prefeita, Dra. Nivea Maria, à fazenda Vista Alegre na cidade de Manga-MG, de propriedade do empresário Edivaldo Lopo de Alckmin. A estação tem capacidade de fazer tratamento de 1.500 litros de água por hora.

Gilmar ressaltou que existem projetos para atender todas as comunidades rurais de Itacarambi neste sentido. “Inclusive já estão sendo perfurados poços artesianos no Pajeú e no Brejo Santana”, disse ele.

A construção da ETA, segundo a prefeita Nivea, é uma importante captação que o município de Itacarambi conseguiu que vai contribuir para oferecer mais qualidade de vida aos moradores do Remanso. E que futuramente outras comunidades rurais da cidade também serão agraciadas com este projeto.

Parceria com laticínio

Durante a visita, o empresário e produtor Edivaldo ofereceu à prefeita uma parceria para fornecer ao município produtos derivados do leite como iogurte para as escolas e creches. Edivaldo mostrou à comitiva da administração de Itacarambi as instalações de seu laticínio, que impressionou a todos devido tamanha organização e qualidade.

O gestor, que atua no ramo do leite há 18 anos acumula prêmios, como Prêmio Sebrae de prática sustentável em 2014,  produtor destaque em 2015 pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) e o de mérito empresarial em 2015 pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas).

A proposta do empresário consiste em comprar o leite dos produtores pecuaristas de Itacarambi, industrializar e vender à prefeitura para atender as escolas e creches do município, o que agradou muito o secretário Gilmar, a prefeita Nivea e o assessor contábil, Miguel Sérgio Seixas, que também esteve na visita.  Agora, a secretaria de meio ambiente deve se reunir com os pecuaristas da cidade para poder definir como será feita esta parceria.

“É preciso saber sobre valores, quantidade que os pecuaristas podem fornecer para, aí sim, fecharmos este negócio que será muito bom para Itacarambi.” Concluiu Gilmar.

 

COMENTÁRIOS